O que fazer no Catar além da Copa do Mundo?
Em novembro de 2022, uma edição histórica da Copa do Mundo acontecerá, pois é a primeira vez que ela ocorre no Oriente Médio. Ela acontecerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, e os turistas que viajarem até Doha, capital do Catar, poderão curtir bastante a cidade, pois há muito o que se fazer.
Primeiramente, é importante entender porque a data mudou. Ao contrário do que sempre acontece, o calendário este ano foi alterado por conta das temperaturas do Catar. Acontece que no meio do ano é verão no país, e as temperaturas são muito altas, passando facilmente dos 40º C, o que impossibilitaria qualquer jogador de entrar em campo.
Portanto, como as temperaturas são mais amenas no final do ano, o calendário mudou.
O Catar é um país muçulmano, que fica localizado no Golfo Pérsico. As regras por lá são bastante rígidas. Por exemplo, estrangeiros só podem consumir álcool e estiverem nas dependências de um hotel ou restaurante. Por isso, esqueça aquele lance de tomar uma cervejinha na rua.
Também há regras para as vestimentas. Mulheres não podem andar de mini saias e regatas, por exemplo. Mas homens também devem evitar andar com roupas que expõem demais o corpo.
O Catar tem uma população de quase 3 milhões de habitantes, e é um dos países mais ricos do mundo, especialmente por conta da exportação de gás natural e petróleo. Espera-se que este ano mais de 1,5 milhão de turistas viajem para Doha. Mas o que fazer além dos jogos?
O que fazer em Doha, no Catar?
1- The Pearl
Antigamente, uma das principais atividades econômicas de Doha era a extração de pérolas. E não foi à toa que uma ilha artificial com 4 milhões de metros quadrados foi construída com este formato, servindo de moradia para milionários.
O espaço por si só é uma atração, e quem chega a Doha de avião já consegue ver o formato da ilha, parecendo um colar de pérolas. Todo o espaço foi planejado por temas. Por exemplo, em um dos distritos, a arquitetura foi construída com base em Veneza, pensando nos passeios de gôndolas e tudo mais.
Além dos condomínios residenciais, em The Pearl você também poderá conhecer um dos mais importantes centros comerciais do país, marinas, restaurantes e até praias públicas.
2- Souq Qawif
Se você gosta de fazer compras, recomendamos conhecer Souq Waqif, o centro comercial mais tradicional de Doha. Mas diferente de outros mercados, lá dificilmente você ficará sendo importunado por vendedores.
O grande mercado central é limpo, moderno, e é recomendado para quem gosta de conhecer a cultura e os produtos locais. Se for possível, visite logo pela manhã ou ao final da tarde, que é quando a temperatura dá uma baixada e torna o passeio mais agradável.
E falando no Catar, você já pensou em conhecer Dubai? Acesse este link e saiba como!
3- Museu de Arte Islâmica e Mia Park
Se você tem dúvidas do que fazer em Doha, não pode deixar de visitar o Museu de Arte Islâmica, projetado por Ieoh Ming Pei, que também foi responsável por uma parte do Museu do Louvre, em Paris.
O prédio é composto por formas geométricas incríveis, e as salas reservam verdadeiros tesouros, como jóias, tapeçarias, pinturas, porcelanas e muito mais. Inclusive, o museu fica bem perto de Souq Waqif, e você pode aproveitar para já conhecer logo assim que sair do mercado central.
Bem perto deste ponto também fica o Mia Park, um lugar incrível que dará a você uma vista maravilhosa de Doha. O caminho entre o parque e o museu é curto e fácil de ser percorrido, mas se você preferir, poderá até usar os carrinhos de golfe para fazer o trajeto, que são disponibilizados gratuitamente para os visitantes. Assim você pode fugir um pouco do calor!
4- Katara Cultural Village
Trata-se de um grande centro cultural, e é lá que você poderá ter acesso a vários cafés, mesquitas, restaurantes, praias, shopping e galerias de arte. Esse complexo foi inaugurado em 2010, e atende os gostos de praticamente todos os visitantes, pois há muito que se fazer por lá.
A Mesquita Katara e o Katara Plaza, que é um shopping a céu aberto, possuem ar-condicionado e esculturas enormes que foram talhadas com cristal de Murano. Essas são algumas das principais atrações que chamam a atenção na região.
Se você estiver passando por lá e quiser conhecer por dentro, poderá aproveitar o sistema de refrigeração e ainda fugir um pouco do calor, que mesmo no final do ano, continua sendo intenso.
E como você percebeu, há muito mais para se fazer além de assistir aos jogos da Copa. Entre um intervalo e outro da programação dos jogos, você poderá sair com seus amigos e familiares para conhecer um pouco mais sobre a cultura de Doha.
Gostou das dicas sobre o que fazer no Catar além da Copa do Mundo? Deixe o seu comentário e conte onde você pretende ir primeiro!